Em busca das borboletas é um livro para fazer com que as suas borboletas voem e criem diferentes vibrações de emoções a cada página lida. Com origens portuguesas, a autora Margarida Pizarro aborda o mundo da moda em uma visão ainda mais glamourosa e romântica.
A linguagem do livro é em português de Portugal, mas não é difícil se adaptar às diferentes expressões usadas durante a narrativa. Contudo, deixarei aqui embaixo alguns vocabulários para ajudar na adaptação da leitura.
“A felicidade é como uma borboleta que, quando perseguida, foge das tuas mãos. Mas pode pousar no teu ombro se ficares quieto e imóvel.”
Maria Mendes, de origem portuguesa, tem 22 anos de idade e ama tudo que envolve moda. Foi com o sonho de seguir essa carreira que lutou por seus objetivos e se formou em Marketing de Moda. Na faculdade ela conheceu suas duas melhores amigas: Alicia e Joan. E mesmo após o término do curso a amizade entre elas nunca se desfez, e por isso, são chamadas carinhosamente de “As Mosqueteiras”
Após anos trabalhando atrás de um balcão de uma Starbucks, Maria conseguiu realizar seu maior desejo: trabalhar como assistente de moda em uma das revistas mais renomadas de Manhattan. Com seu sonho realizado, ela conhece Alan, o “deus grego” mais cobiçado pelas mulheres da empresa, que, apesar de ser desejado, só tem olhos para uma pessoa: Maria.
Contudo, a resistência de Maria a relacionamentos impede que suas “borboletas” voem em marcha máxima dentro de si, criando o sentimento de que ainda lhe falta algo.
“Eu não o amava de verdade. Tinha um carinho e uma atracção muito forte, mas não o amava.”
Esse sentimento acaba mudando ao conhecer Dale Sloan, o avassalador de corações e futuro candidato a prefeito de NY. Maria se entrega às borboletas que voam aceleradamente e a paixão entre eles se torna incontrolável.
“As minhas borboletas acordavam novamente depois de terem se escondido.”
Mas… será que o amor suporta tudo?
“Esperar não é perder tempo, mas sim acreditar que há um tempo determinado para todas as coisas…”
Sendo o primeiro volume escrito pela autora, “em busca das borboletas” prende a atenção em todos os detalhes e na intensidade do romance passado entre os personagens. É possível experimentar cada sentimento, desde a felicidade e a dor, como também todas as emoções que envolvem o livro.
Para quem não conhece o vocabulário de Portugal, os primeiros capítulos podem se tornar um pouco confusos, pois são muitas expressões usadas. Algumas são até estranhas/engraçadas quando lê ou pronuncia, já que são muito diferentes. Nada disso impede que a experiência com o livro não seja boa, ao contrário, isso estimula a leitura, pois é preciso procurar os significados para criar sentido à frase pela linguagem brasileira.
Todos os personagens são notáveis, principalmente Alan, que é a personificação do homem perfeito. Já Dale, o bad boy da história, possui uma vasta lista de ex-parceiras e está acostumado a conseguir tudo que quer apenas com o estalar dos dedos (ou em um piscar de olhos, no caso de mulheres). Porém, as opiniões sobre ele podem divergir, já que as aparências podem enganar.
Maria, como personagem principal, mudou sua personalidade para se tornar mais decidida, forte, focada e com um vínculo ainda maior com as suas melhores amigas.
E, como ponto alto de toda a leitura, “Em busca das borboletas” se destaca em todas as cenas que possuem uma trilha sonora específica para criar o clima desejado pela autora. Foi criada uma playlist personalizada durante a narrativa com as músicas que se encaixam perfeitamente naquele momento.
Ouça algumas músicas:
Listen to your heart (Roxette)
The Scientist (Coldplay)
Eu Sei (Papas na Língua)
Se eu não te amasse tanto assim ( Ivete Sangalo)
Run to you (Whitney Houston)
Vocabulário:
Pequeno almoço – expressão usada para se referir ao café da manhã
Deitar a língua de fora – mostrar a língua
Sobrolho – referente a sobrancelhas
Trocista – que gosta de zombar
Desporto – esporte
Auscultadores – fones de ouvido
Estar em pulgas – expressão em Portugal que significa muita ansiedade
Matreiro – astuto, sabido
Tomar um duche – tomar banho de chuveiro
Ganga – jeans
Giro – bonito
5/5
Ano de publicação: 2014
Número de páginas: 444
Autor: Margarida Pizzaro
Editora: Chiado Editora
Idioma: Português