SINOPSE
O agente esportivo – e detetive ocasional – Myron Bolitar está num verdadeiro paraíso. Divide uma praia caribenha com Terese, uma mulher deslumbrante que acabou de conhecer – uma forma perfeita de se recuperar da perda recente de uma amiga querida. Seu retiro é interrompido por Win, seu amigo e parceiro em inúmeras investigações. Ele não traz boas notícias: um dos clientes mais antigos de Myron, o problemático Clu Haid, arremessador dos Yankees, foi assassinado e a principal suspeita é Esperanza, melhor amiga e sócia de Myron. De volta a Nova York, Myron está determinado a provar a inocência de Esperanza, mas os obstáculos são maiores do que imaginava. Para desvendar o crime, Myron terá de encarar o submundo nova-iorquino e abrir feridas antigas que podem ser o seu fim.
Detalhe final é o sexto livro da Série do Personagem Myron Bolitar. A série possui 10 livros e no Brasil a ordem de lançamentos foi totalmente fora de ordem, fazendo com que muitas pessoas começassem a ler aleatoriamente. A surpresa é que a “ordem dos fatores não altera o produto”, porque cada livro da série tem uma história independente, então não precisa de ordem para entender o que se passa em cada uma.
Apesar de ter lido somente dois livros da série Myron Bolitar, quando comecei a ler Harlan Coben eu simplesmente me apaixonei pela maneira que o autor cria a sequência lógica dos livros.
Myron é um agente esportivo que resolveu fugir para uma ilha com uma garota que acabou de conhecer para fugir de tudo que podia afligir a sua mente, principalmente com tantos problemas presentes. Porém essa vida boa acaba quando seu melhor amigo, Win, o encontra na ilha com péssimas notícias e que o leva de volta a NY para investigar melhor o assunto.
Apesar de ser apenas um agente esportivo, Myron gosta de dar uma de detetive com suas investigações particulares.
O motivo de tanto mistério é que sua sócia Esperanza é a principal suspeita pela morte de um cliente da agência. E é com esse enredo que Myron e Win lançam uma busca ao verdadeiro assassino misterioso.
“- Mas o que Esperanza tem a ver com isso?
O amigo olhou para o relógio:
– Exatamente agora – respondeu – ela deve estar sendo presa pelo assassinato dele.
– O quê?
Mais uma vez Win não disse nada. Odiava repetir.
– Estão achando que Esperanza o matou?
– Bom saber que essas férias não prejudicaram seus poderes de dedução – respondeu Win,- virando o rosto para o sol.”
Detalhe Final é narrado em terceira pessoa, e como sempre, Harlan Coben sabe criar descrições dos personagens talentosamente, principalmente no jeito e nas emoções de cada um.
Há vários diálogos irônicos entre Win e Myron que me divertiram muito ao ler, Win é simplesmente um “cara de pau”, sempre curtindo com a cara do amigo.
Outra coisa interessante nos livros do Harlan é que você pode ter certeza que a história central nunca será única no livro, na verdade, é uma teia de casos que se entrelaçam para chegar em apenas uma conclusão correta e é isso que faz dos livros dele especiais e únicos para mim.
5/5
Ano: 2015
Páginas: 304
Autor: Harlan Coben
Idioma: Português
Editora: Arqueiro