Uma foto. Uma frase. Lembranças. Algo que pode mudar a sua vida para sempre. O livro apresenta uma linha do tempo coerente com todas as revelações que são feitas ao longo das páginas, deixando não somente uma certeza, mas também a dúvida.
Afinal tudo que nos é remetido como verdade é realmente palpável ou é apenas uma camada que esconde nossos olhares do que é certo?
“Em um segundo, sua vida é uma, e no outro, fica totalmente diferente. Todas as regras, tudo o que você aceitava sobre realidade não é mais igual.”
Apesar de ser o segundo volume de uma série, não há necessidade de seguir a ordem cronológica dos livros, já que todos os acontecimentos são detalhados e todas as características dos personagens e cenários são claras.
“Uma Questão de Segundos” faz parte da trilogia Mickey Bolitar, na qual o autor nos apresenta um emaranhado de situações que acontecem a volta da organização Abeona, um abrigo secreto, misterioso e que está presente desde a Segunda Guerra Mundial.
“Mickey? Seu pai não morreu. Ele está muito vivo.”
O mistério que envolve o personagem Mickey gira em volta dessa frase e da suposta foto de um nazista cruel que perseguiu a família de Dona Morcega (veja sobre quem ela é nos próximos parágrafos). Mickey reconhece a foto como o homem que levou seu pai para o hospital após o acidente (livro 1) e todos os problemas começam a surgir, as dúvidas e incertezas tomam conta do cenário e nem tudo que imaginamos realmente pode ser verdade.
O que você faria se o seu passado e o seu presente parecessem estar conectados por um nó invisível e que acontecimentos não tivessem soluções estáveis? E se você tivesse a certeza que o duvidoso é sempre o caminho mais seguro? E a realidade fosse a última opção? A busca pela verdade seria deixada de lado?
Mickey é assombrado pelas dúvidas desde que conhecera Dona Morcega, uma sobrevivente do holocausto ao qual não se teve notícias sobre seu real paradeiro após a guerra e fora dada como morta.
Com tantos incidentes acontecendo pela cidade, Mickey se junta aos seus dois amigos de escola para encontrar um meio e descobrir se todos os acontecimentos possuem ligações com integrantes do Abrigo Abeona e então todos os problemas começam a ficar maiores ainda e todas as dúvidas se tornam caminhos tortuosos e muito perigosos.
“Ser um herói sempre traz consequências. Mesmo quando você tem certeza de que está fazendo a coisa certa.”
O autor, Harlan Coben, consegue deixar o leitor aflito por respostas concretas já que não se tem certeza sobre quem é inimigo e que qualquer acontecimento pode mudar a ordem cronológica de uma hora para a outra.
Tudo está conectado por problemas e perigo, mas o principal que é preciso descobrir é: quem está mentindo e por que está acobertando a verdade?
É preciso tomar cuidado e estar atento a cada detalhe escondido em “Uma questão de segundos”.
“A mentira para o bem ou para o mal sempre estará com você. Será sua companhia constante.”
Toda a sequência se torna perfeita e quase impossível parar de ler, porém, talvez o que devesse ter sido mais claro durante a leitura são os reais motivos de o Abrigo Abeona ser tão misterioso. Essa foi a principal parte da leitura que deixou uma enorme incógnita entre as páginas.
Os acontecimentos podem ter um fim e revelações podem ser feitas em uma questão de segundos…
Mas…
O que você enxerga como a verdade?
4/5
Ano de publicação: 2013
Número de páginas: 224
Autor: Harlan Coben
Editora: Editora Arqueiro
Idioma: Português