A Adorável Loja de Chocolates de Paris é um romance delicioso de ser lido, e não é só porque envolve um tema tão gostoso como chocolate, mas também pela doçura do amor que é abordada no livro de Jenny Colgan.
Anna Trent é uma mulher de 30 anos que mora em Kingsborough, na Inglaterra. Em uma cidade onde as chances de trabalho são poucas e qualquer oportunidade é rara, Anna trabalha em uma fábrica de chocolates, atuando como supervisora da produção e da qualidade dos chocolates que são produzidos e distribuídos por todo o país. Apesar de saber todas as etapas, ter provado todos os tipos de doces e saber de cor quais botões apertar nas enormes máquinas da fábrica, ela não tem noção alguma de como produzir um verdadeiro chocolate.
Anna adora trabalhar com chocolates, mas sua vida muda completamente quando ela escorrega no chão da fábrica e um dos enormes caldeirões de metal cai sobre seu pé causando um grave acidente. Após ser levada ao hospital, Anna é internada e fica dias sem saber o que realmente tinha acontecido com ela e acaba reencontrando sua ex-professora de francês, a Sra. Claire Shawcourt, internada em um leito ao lado do seu.
“Aliás, além de me aproximar da Claire, o acidente tinha mesmo me feito mudar. Antes dele, eu topava todas, e a compreensão de que eu na verdade não era invencível era bastante dolorosa. Eu chamava isso de recuperação, mas, na verdade, estava mais para um esconderijo.”
Claire tem câncer e está fazendo o que pode para melhorar, mas seu estado está cada vez pior. As duas acabam se aproximando e Claire conta a Anna o verdadeiro resultado do seu acidente na fábrica, algo que nenhum dos médicos disse desde que ela chegara em choque no hospital. Sem saber o que fazer para encontrar um novo emprego, Anna passa seus dias silenciosa, desanimada e buscando uma forma de ter um visão mais otimista, mas isso se torna quase impossível.
Contudo, Claire confessa que, quando era mais nova, passou suas férias de verão em Paris trabalhando de babá para uma amiga de correspondência de sua mãe. Diz também que conhece uma loja de chocolates artesanais que talvez precise de uma mãozinha, e um amigo que estaria disposto a recebê-la.
A famosa loja Le Chapeau Chocolat, do famoso chocolatier Thierry Girard, é um ateliê de chocolates artesanais diferente de tudo que Anna já viu na fábrica onde trabalhou. Todas as etapas de produção são feitas manualmente e com um cuidado extremamente rigoroso que garantem aos doces um toque sutil e saborosamente delicioso, que mexeu não só com o paladar de Anna, mas também com suas emoções.
“Viciados em heroína costumam dizer que estão sempre atrás daquele primeiro barato, a primeira vez que se sentiram envoltos em algodão, deixando todas as preocupações do mundo para trás. Eu não diria que foi tão impressionante assim. Porém, no instante em que a substância espessa, ainda morna, encostou em minha língua, eu pensei, por um momento, que ia cair dentro da panela. Não, pior, que eu ia MERGULHAR nela, para beber cada gota daquela maravilha chocolatosa doce – mas não doce demais -, cremosa mas não enjoativa, densa, de sabor intenso, rica, suave e envolvente. Era como se alguém tivesse me dado um abraço carinhoso.”
A Adorável Loja de Chocolates de Paris é um romance leve, gostoso de ler e ótimo para curar ressacas literárias. É comum que pessoas amem chocolate e que ele traga uma ótimas sensações nas pessoas, e é exatamente isso que o livro faz durante a leitura. A narrativa é sutil, aveludada e gostosa de acompanhar.
Ao mesmo tempo em que vivenciamos a história de Anna em seu novo emprego, somos abordados com fragmentos do passado de Claire, no verão de 1972, quando ela também foi a Paris e conheceu Thierry e seu amor por chocolate. Claire é filha de um reverendo extremamente religioso e sempre fora criada com muita rigidez por ele, mas nas férias de verão sua mãe a surpreendeu com uma oportunidade de ser au pair na França e cuidar dos dois filhos de sua amiga. Foi lá que Claire conheceu Thierry e se apaixonou por ele.
Thierry é um homem extremamente grandioso, tanto de corpo quanto de alma. Ele é o coração da pequena loja Le Chapeau Chocolat e se agarra a sua paixão por chocolates, contagiando todos ao seu redor, que também fazem de tudo para garantir a qualidade e o sucesso de seus doces.
A experiência de Anna em Paris é simplesmente mágica, todas as descrições de lugares, comidas, festas e principalmente dos chocolates criados por Thierry dão vontade de conhecer a França. O modo como a autora descreve a sensação dos chocolates no paladar dá água na boca e te faz imaginar a cremosidade e a sutileza dos doces, que só as mãos do famoso chocolatier conseguem produzir.
Uma das coisas mais interessantes do livro é que ele trata a lembrança de que sempre vale a pena lutar pelas coisas mais doces da vida e completa a narrativa de forma extremamente agradável ao disponibilizar diversas receitas (com chocolate, é claro) nas últimas páginas. Todas parecem ser deliciosas e não vejo a hora de provar cada uma delas lembrando das doçuras inventadas no pequeno ateliê de Thierry.
A história toda contém ingredientes essenciais para torná-la algo saboroso durante a leitura e o resultado da receita não poderia ser diferente: tudo é perfeito!
5/5
Ano: 2020
Páginas: 320
Autor: Jenny Colgan
Idioma: Português
Editora: Arqueiro