A principal questão para começar a escrever sobre poesias é: como explicar todos os sentimentos que inundaram dentro de mim e tornaram as sensações tão palpáveis quanto os próprios sentimentos da autora?
Não é de hoje que as poesias de Joana Amorim conseguem me trazer a sensação de pertencimento, união, reflexão e libertação emocional.
“Escrever é como despir seus sentimentos para estranhos, sem pudor.”
“Citações da Jô” é uma coletânea de 155 páginas que reúne frases motivacionais para os mais diversos momentos da vida: a perda de um amor, o encontro de uma nova paixão, empoderamento, libertação emocional, amor próprio e visão de futuro.
Nem todas as pessoas conseguem enxergar profundamente o significado e os sentimentos escritos e consideram poesias apenas um texto bonito, e nesse quesito eu tenho um imenso orgulho de conseguir enxergar com clareza todos os sentimentos aportados pelos trechos poéticos.
Minha relação emocional com os livros da autora, superam qualquer outro com o qual já tenha tido contato. É algo que às vezes nem eu mesma consigo explicar, pois é como um aprendizado por osmose: eu já vivi momentos em que as poesias eram o meu único refúgio para a confusão de pensamentos que corriam soltos pela minha mente, e o entendimento necessário para conseguir enxergar os sentimentos, escondidos por trás dos trechos poéticos da Jô, vieram com a experiência de leitura e contato com a autora.
“Comecei a escrever para não precisar falar com ninguém sobre os meus problemas, e vejo que ficarei escrevendo por toda a eternidade.”
Não basta apenas ler, é preciso entender, refletir e por fim sentir tudo o que é apresentado e ocultado em cada frase escrita pela autora. Cada trecho, cada página foi tão cuidadosamente escrito que é como navegar em um mar de tranquilidade ao ler o livro.
E, como de praxe, as ilustrações estão perfeitas na edição!
5/5
Ano: 2020
Páginas: 155
Autor: Joana Amorim
Idioma: Português