Ambiciosa, inteligente e extremamente competente, Zoé Malipiero cresceu em uma família tipicamente grega, cercada por 4 irmãos mais velhos. Consequentemente, foi criada para lidar de cabeça erguida com os obstáculos da vida e não deixar que qualquer homem dissesse o que ela deveria fazer.
Sempre empenhada e com o talento de fazer com que qualquer pessoa lhe contasse todos os detalhes dos quais gostaria de saber, Zoé aprendeu muito cedo a usar o seu dom para conseguir dinheiro dos seus irmãos, fornecendo informações sobre as garotas pelas quais estavam apaixonados e para tirar a família de uma poça de dívidas, descobrindo o segredo do faturamento dos concorrentes de seu pai.
“Nenhuma mentira é suficientemente boa para permanecer vestida de verdade para sempre.”
E como resultado, sua carreira não poderia ter sido outra. Zoé se tornou a principal ativa em pesquisas da maior rede de revistas de fofoca, tendo como principal missão descobrir os segredos mais ocultos e reveladores de famosos e influentes do mercado, passar as informações para quem a contratou e publicar toda a história em um blog usando seu pseudônimo. Toda e qualquer polêmica era descoberta sem muita dificuldade, porém ela jamais imaginaria que se apaixonaria por uma de suas maiores missões: Niko Vasalos.
“Era como se ao estender a mão, antes de qualquer pessoa segurar, a mentira resolvesse colocar sua palma sem misericórdia sobre a minha e sussurrar que estaria sempre ali.”
Niko é viúvo, pai de duas garotinhas chamadas Ísis e Alanis e dono de um dos restaurantes mais famosos de Santorini, na Grécia. Tendo nascido em uma família de agentes federais, sua vida atual é calma e segura, porém o seu passado é extremamente conturbado por segredos que poderiam pôr ele e as filhas em perigo absoluto.
Dentre todos os maridos vendidos que li, “Vende-se um marido grego” para mim foi o mais bem articulado, o mais bem escrito e o que mais prendeu a minha atenção ao longo da leitura. Apesar de ter gostado muito dos outros, este em especial já começa com um casamento e toda a construção do relacionamento é envolta em quebra de confiança e perdão. Esse detalhe em si trouxe uma quebra no padrão de narrativa dos outros dois maridos, encaixando um pouco de suspense e criminalidade, que deram o tempero especial à história.
Além disso, nesse livro Clyra conseguiu criar uma versão mais realista para o personagem de Nikos, revelando fraquezas como medo, dor e preocupação e não apenas apresentando uma receita perfeita de um marido perfeito em uma vida perfeita com sua esposa perfeita. Em “Vende-se um marido grego” a autora trouxe elementos da vida real de um casal como brigas, desconfiança, perdão e amor na sua mais pura forma.
“O principal problema de se estar vivendo um momento bom é que perdemos chances de melhorá-lo, de fazer valer a pena para quando um momento ruim chegar você conseguir se consolar.”
E falando em receitas, Clyra conseguiu trazer detalhes perfeitos em cada capítulo em que Nikos narrava a história em primeira pessoa. As receitas introduzidas no início de cada parte ganharam a assinatura registrada da autora e foram transformadas em algo divertido e contextualizadas com a história de Nikos e Zoé em busca da receita perfeita para o amor.
É claro que isso não é coincidência, já que Nikos é cozinheiro. Mas, além disso, nos capítulos de Zoé também existem pequenas introduções com críticas pessoais às receitas do marido, que também refletem a confusão de sentimentos dos dois, como medo, frustração, raiva e tristeza.
“Amar durante um período de medo é como balançar em uma corda bamba temendo cair e ao mesmo tempo não querer sair daquela instabilidade. O amor, quando aflorado em um tempo de caos, parece ter gosto de desespero. É bruto, selvagem e impiedoso. Não há sentido em ser leveza quando tudo à sua volta é ventania.”
Sem dúvida Zoé é a personagem mais forte em comparação aos outros livros dos maridos, pois em “Vende-se um marido grego” a autora criou uma mulher que além de ser inteligente, empenhada, decidida e forte possui um amor fraternal incrível em relação às filhas de Nikos. A preocupação, a angústia e força de vontade de dar tudo de si só para proteger quem ela ama é com certeza uma das qualidades mais marcantes e que revela o tempero mais forte da narrativa: o amor.
5/5
Ano: 2019
Páginas: 319
Autor: Clyra Alves
Idioma: Português